Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41248

Compartilhe esta página

Título: A cor e a raça nos resultados de escolarização de Pernambuco.
Autor(es): MOURA, Ricelio Regis Barbosa da Silva
Palavras-chave: Educação; Escolas; Raças; Cor
Data do documento: 19-Jul-2016
Citação: MOURA, Ricélio Regis Barbosa da Silva. A cor e a raça nos resultados de escolarização de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Esta pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, que entre os principais motivos para a escolha do tema, foi principalmente a minha experiência na pesquisa de iniciação científica. Nesta pesquisa de conclusão de curso, temos como objetivo geral: Conhecer as tendências que os índices de escolarização de pessoas negras, pardas e brancas das mesorregiões Agreste, Mata, São Francisco e Sertão de Pernambuco apontam a partir do censo de 2010. Como objetivos específicos: 1) Levantar os índices de escolarização de pessoas negras, pardas e brancas das mesorregiões Agreste, Mata, São Francisco e Sertão de Pernambuco a partir do censo de 2010. 2) Identificar as (des)igualdades de escolarização de pessoas negras, pardas e brancas das mesorregiões Agreste, Mata, São Francisco e Sertão de Pernambuco a partir do censo de 2010. 3) Analisar o percurso das (des)igualdades raciais nos resultados de escolarização de pessoas negras, pardas e brancas das mesorregiões Agreste, Mata, São Francisco e Sertão de Pernambuco a partir do censo de 2010. Para isso utilizamos da coleta de dados no Censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mostrando o quantitativo de pessoas que frequentavam escola, que não frequentavam, mas já frequentaram e que nunca frequentaram escola ou creche, também levantamos os índices de escolarização concluídos e não concluídos, utilizando a variável cor ou raça, segundo o censo 2010. O estudo apontam para uma desigualdade racial que perpassa todos os níveis de ensino nos resultados de escolarização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41248
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOURA, Ricelio Regis Barbosa da Silva.pdf580,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons